OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS SOBRE A APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E PROJETOS NO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO DA UEFS

Fábio Barros de Almeida

Resumo


No curso de Engenharia de Computação da UEFS (Universidade Estadual de Feira de
Santana) é utilizada a metodologia de Aprendizado Baseada em Problemas e Projetos
(do inglês Problem Based Learning PBL)[1]. Para aplicação eficaz da metodologia se
faz necessário um acompanhamento por parte dos envolvidos. Desde 2003, junto ao
surgimento do curso na UEFS, a metodologia é aplicada com o acompanhamento
necessário [2][3][4].
Atualmente, o acompanhamento da aplicação da metodologia no curso é realizado
através de uma comissão permanente, instituída pelo próprio Colegiado do Curso. A
comissão é dividida em subcomissões, cada uma é responsável por um dos seguintes
aspectos: i) elaboração dos problemas; ii) papéis desempenhados pelo tutor; iii)
planejamento e acompanhamento dos estudos integrados. O diagnóstico e avaliação
destes aspectos dependem da coleta de dados, que tem sido realizada por meio de
aplicações de questionários aos alunos e professores envolvidos na metodologia. Após
coletados, os dados são organizados e analisados. No entanto, se faz necessário o uso de
ferramentas que possam auxiliar a análise dos dados, através da geração de gráficos e
relatórios com o objetivo de facilitar a interpretação dos mesmos e realizar possíveis
cruzamentos com as informações disponíveis para estabelecer diagnósticos. A partir daí,
será possível traçar planos de ações com o intuito de fortalecer os pontos positivos
identificados e melhorar os pontos negativos.
O processo descrito acima, desde a aplicação de questionários, compilação dos dados e
análise dos resultados obtidos, se mostrou extremamente trabalhoso para a comissão.
Além disso, novos desafios vão surgindo com a quantidade de dados a serem
processados e analisados. Desta forma, este trabalho consistiu em coletar dados para a
avaliação contínua do uso da metodologia no curso, melhorando a organização das
informações tornando -as escaláveis, centralizadas e processadas com ferramentas mais
customizáveis, utilizando scripts ou bibliotecas específicas de linguagem de
programação. Os dados devem ser armazenados em banco de dados com a finalidade de
organizar, centralizar e manter a confiabilidade e segurança dos dados.


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