AVALIAÇÃO DO DESMATAMENTO NA ESTAÇÃO ECOLÓGICA RASO DA CATARINA

Betiane Figueredo Vieira

Resumo


De acordo com o IBAMA (2010) o desmatamento é a operação de supressão da vegetação nativa de determinada área para o uso do solo. O desmatamento é uma das práticas mais degradadoras ao meio ambiente, pois a ausência de cobertura vegetal expõe os solos à erosão, causando alterações no ecossistema. Tendo em vista a presença de comunidades próximas a Estação Ecológica Raso da Catarina, o que põe em risco sua preservação, buscou-se avaliar o desmatamento nessa unidade de conservação, com a finalidade de verificar a real situação da cobertura vegetal, haja vista, a ocorrência de processos de degradação ambiental/desmatamento na região nordeste da Bahia, onde está localizada essa Estação Ecológica.

Texto completo:

PDF

Referências


COSTA JÚNIOR, W. R.; LIMA, S. P. M.; CAMPOS, G. S.; SILVA, K. A. F. Análise do desmatamento em áreas protegidas: O caso da RDS Uatumã. REVISTA GEONORTE, V. 1, N.4, p. 125-137, 2012.

FREIRE, N. C. F.; MOURA, D. C.; SILVA, J. B. Estação Ecológica Raso da Catarina: a preservação da biodiversidade na caatinga. Cap. 6, Relatório parcial da pesquisa Mapeamento e Análise Espectro-Temporal das unidades de conservação de Proteção Integral da Administração Federal no Bioma Caatinga. Recife, UFCG, 2015.

INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS (IBAMA) -Ministério do Meio Ambiente. Brasília-DF, Brasil, 2010. Disponível em: http://www.ibama.gov.br/areas-tematicas/desmatamento, Acesso em: 21 de mar. 2016

INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE(ICMBio) - Ministério do Meio Ambiente. Brasília-DF, Brasil, 2002.Disponível em:Acesso em: 20 de mar. 2016.

MELO, E. T.; SALES, M. C. L.; OLIVEIRA, J. G. B.; Aplicação do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) para análise da degradação ambiental da microbacia hidrográfica do Riacho dos Cavalos, Crateús-CE. Curitiba, UFPR, RA‟EGA, 2011.

NOVO, E. L. M. Sensoriamento remoto: princípios e aplicações. Edgar Blucher, São Paulo, 1989.

PAIXÃO, R. M. C. Avifauna da Estação Ecológica do Raso da Catarina, Bahia, Brasil. João Pessoa, UEPB, 2012.

VALE, Raquel M. C., et al Degradação ambiental e processos de desertificação no Estado da Bahia: relatório técnico para convênio Universidade Estadual de Feira de Santana / Raquel de Matos C. do Vale...[et al.]. Salvador: INGÁ, 2010.

VALLEJO, L. R. Unidade de Conservação: uma discussão teórica à luz dos conceitos de território de políticas públicas.GEOgraphia, v.4, n. 8, p. 57-78, jul./dez. 2002. Disponível em: Acesso em: 12 Dez. 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.