QUESTÕES RELATIVAS SOBRE A ABSTRAÇÃO EM TOMÁS DE AQUINO

Brenda Oliveira do Espirito Santos

Resumo


O presente texto tem como objetivo apresentar os resultados na pesquisa QUESTÕES RELATIVAS SOBRE A ABSTRAÇÃO EM TOMÁS DE AQUINO. Nessa pesquisa buscamos em um primeiro momento tentar compreender em que está fundamentado o problema dos Universais, tendo como objetivo compreender o paradoxo que o problema sugeri. Em um segundo momento podemos revisar as teses de Tomás de Aquino que sustentam que a abstração como solução as questões que fundamentam o problema dos universais, bem como dialogar com os comentadores. E por fim, podemos mediante o que foi revisado apresentar a estrutura do conhecimento intelectivo segundo a teoria tomista de abstração.

Texto completo:

PDF

Referências


AQUINO, Tomás. Suma Teológica. Tradução de Aldo Vannuchi et al. São Paulo: Loyola, 2001. v. I e II.

_______________. Suma Teológica. Tradução de Carlos Arthur do nascimento, EDUFU, 2006. v. I. 1ª, q.84, a.7.

________________. O Ente e a Essência. Tradução de Carlos Arthur R. do Nascimento. Petrópolis: Editora Vozes, 2005.

________________. QUESTÕES DISPUTADAS SOBRE A ALMA. Tradução de Luiz Astorga. São Paulo: Realizações, 2014.

TIRO de. Porfirio. ISAGOGE. Tradução de Bento Silva Santos. São Paulo: Attar, 2002.

ZINGANO, Marco. Forma, Matéria e Definição na Metafisica de Aristóteles. In: Cadernos de História da Filosofia e Ciência. São Paulo,Série 3, n.2, p 277-299, jul-dez, 2003.

AURÈLIO, Marco. Linguagem e Verdade na Filosofia Medieval. Salvador: Quarteto. Salvador, 2013.208 p.

AURÈLIO, Marco. Tomás de Aquino e Caetano. Ainda a Teoria da Abstração. ANALYTICA, Rio de Janeiro, vol 15 nº 1, 2011, p. 173-204.

LAZARINI, Richard. A importância da quididade segundo a teoria do conhecimento de Tomás de Aquino. Disponível em: http://www.ufscar.br/~semppgfil/wp-content/uploads/2012/05/32-Richard-Lazarini.pdf. Anais do seminário dos estudantes de pós-graduação em filosofia da UFSCar. São Paulo: 10.Ed, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.