POLOP e o Golpe Militar

Caio Lima de Oliveira Carvalho

Resumo


A Organização Revolucionária Marxista - Política Operária (Polop ou PO) tem sua fundação, resultante de articulações iniciadas no final dos anos 50 e consolidada no seu I Congresso em 1961, e a sua dissolução no interior do Partido dos Trabalhadores nos primeiros anos da década de 80. Com o golpe militar em 1964 a organização tem toda sua vida modificada. Ao mesmo tempo em que busca solução para acabar com a ditadura ela discuti os motivos para que o golpe tenha sido triunfante. Os objetivos dessa pesquisa é compreender a análise da organização bem como as estratégias elaborada para o enfretamento ao Estado militar.

Texto completo:

PDF

Referências


LEAL, Leovegildo Pereira. Política Operária: a quebra do monopólio político, teórico e ideológico do reformismo na esquerda brasileira. Dissertação de mestrado. UFF. Niterói, 1992.

NETO, Eurelino Teixeira Coelho; SANTOS, Igor Gomes; LYRA, Henrique Jorge Buckingham. POLÍTICA OPERÁRIA, 1959-1986. História de uma organização revolucionária brasileira. Projeto de Pesquisa apresentado a FAPESB, 2009.

OLIVEIRA, Joelma Alves de. POLOP: As origens, a coesão e a cisão de uma organização marxista (1961-1967). Dissertação de mestrado. UNESP. Araraquara, 2007


Apontamentos

  • Não há apontamentos.