ANÁLISE AMBIENTAL E PROCESSO DE DESERTIFICAÇÃO NO SEMIÁRIDO DA BAHIA: DISSECÇÃO DOS PERFIS SOCIODEMOGRÁFICOS DOS MUNICÍPIOS SUSCETÍVEIS À DESERTIFICAÇÃO NOS PÓLOS DE IRECÊ E GUANAMBI

João Victor Trindade Melo Guerra

Resumo


A desertificação é um problema bastante discutido e tem chamado atenção da comunidade acadêmica, assim como de toda a sociedade, em virtude dos problemas socioambientais mundiais na atualidade. Nas convenções climáticas o tema é sempre abordado e a Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos das Secas (UNCCD), identificou 193 países, incluindo o Brasil, como espaços susceptíveis à desertificação. Para a Organização das Nações Unidas (ONU) a definição desse processo resulta de vários fatores, tanto naturais como sociais, levando a degradação nas áreas semiáridas, subsumidas secas e áridas.

Texto completo:

PDF

Referências


AB’SÁBER, A. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

ARAÚJO, Sérgio Murilo Santos de. A região semiárida do nordeste do Brasil: Questões Ambientais e Possibilidades de uso Sustentável dos Recursos. Revista Científica da FASETE. n. 5, 2011.

GARCIA, C. O Que É Nordeste Brasileiro. São Paulo: Editora Brasiliense S.A., 1984.

GUERRA, Antônio Teixeira; GUERRA, Antônio José Teixeira. Novo Dicionário Geológico-Geomorfológico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.

NIMER, E. Desertificação: realidade ou mito? Revista Brasileira de Geografia, Rio de Janeiro, v. 50, n.1, 1988.

SALES, M. C. L. Evolução dos Estudos de Desertificação no Nordeste Brasileiro. GEOUSP -Espaço e Tempo, São Paulo, Nº 14, 2003.

SILVA, Roberto Marinho Alves da. Entre o Combate à Seca e a Convivência com o Semi-árido: Políticas públicas e transição pragmática. Revista Econômica do Nordeste, Fortaleza, v. 38, nº 3, jul-set. 2007.

SILVA, Sylvio C. Bandeira de M. & FONSECA, Antonio Angelo M. IX Coloquio Internacional de Geocrítica. Políticas Territoriais de Integração e Fortalecimento dos Centros Urbanos do Estado da Bahia/Brasil. Porto Alegre, 2007.

VALE, Raquel de Matos Cardoso. Degradação ambiental e processos de desertificação no estado da Bahia. Universidade Estadual de Feira de Santana, 2009.

AB’SÁBER, A. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.