ANÁLISE DO DESMATAMENTO NA APA SERRA BRANCA/RASO DA CATARINA EM JEREMOABO – BA.

Luana Brito Lima

Resumo


Para o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis), o desmatamento é a operação que tem como objetivo a supressão total da vegetação nativa de determinada área para o uso alternativo do solo. Considerando como sendo nativa, toda vegetação original, remanescente ou regenerada. A exposição da superfície do solo pela redução da cobertura vegetal é o fator desencadeante do processo erosivo. Para Jesus e Silva (2012) é importante ressaltar que a ação humana vem atuando com muito mais intensidade no meio ambiente, sendo um dos principais responsáveis pelo aumento do fenômeno da desertificação, que é um dos principais problemas ambientais ocorrentes na região de Jeremoabo. Por outro lado, desde 2000 foi aprovada e regulamentada a lei que instituiu a criação das APAs (Área de Proteção Ambiental), o objetivo é a conservação dos processos naturais e da biodiversidade, através da orientação, desenvolvimento e adequação das atividades humanas às características naturais do ambiente. Para verificação do desmatamento um dos métodos mais utilizados é o NDVI, através do uso de imagens de satélite e técnicas de sensoriamento remoto.

Texto completo:

PDF

Referências


GALLEGO,F.J. Remote sensing and land cover area estimation. International Journal of Remote Sensing, Volume 25, Number 15, August 2004 , pp. 3019-3047

Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Disponível em: Acesso em 21/03/2017

Instituto do Meio Ambiente do Estado da Bahia. Disponível em: Acesso em 21/03/2017 JESUS, R.S. ; SILVA, E.S. Discutindo a problemática da desertificação. In: I Seminário Nacional de Geoecologia e Planejamento Territorial e IV Seminário do GEOPLAN, 2012, Sergipe. Anais... Sergipe: Universidade Federal de Sergipe, 2012.

MELO, E.T.; SALES, M L.S; OLIVEIRA, J.G.B. de. Aplicação do índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) para análise da degradação ambiental da microbacia hidrográfica do riacho dos cavalos, Crateús-CE. Revista RA´E GA, n. 23, p.520-533, Curitiba, Departamento de Geografia - UFPR. 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.