As ações do Estado na produção do território na cidade de Feira de Santana.

Ramile de Jesus Oliveira

Resumo


Entre os anos 1950 e 1960 do século XX, Feira de Santana se torna alvo da politica de desenvolvimento econômico da nação brasileira, onde um dos principais objetivos era o desenvolvimento do país, o seu crescimento econômico e a modernização das cidades, incentivar o processo de industrialização foi uma das estratégias politicas da época. A partir de então, é possível perceber uma série de transformações socioeconômicas e urbanas ocorridas na cidade de Feira de Santana, que vão além do seu crescimento populacional, dentre estas podemos citar o seu crescimento territorial, o desenvolvimento do comércio, a instalação de indústrias, a expansão urbana da cidade, a organização e reorganização do sistema de transportes público e a construção de novos eixos viários, essas transformações possibilitaram uma nova dinâmica espacial, paisagística e consequentemente no cotidiano.

Texto completo:

PDF

Referências


AGKF - Engenharia e Consultoria LTDA. Estudo de Racionalização e Modernização do Sistema de Transportes Coletivos de Feira de Santana. 2006. Feira de Santana, Bahia;

Bus rapid transit – BRT de transporte de passageiros da cidade de feira de Santana. Projeto executivo março / 2014

FEIRA DE SANTANA. LEI Nº. 3473, de 24 de Setembro 2014. Dispõe sobre nova redação para o Código de Obras e Edificações do município de Feira de Santana, revogando integralmente a lei nº 632/1969, e dá outras providências. Feira de Santana. lei complementar nº. 86 de 24 de setembro 2014. altera, modifica, amplia e dá nova redação à lei nº 1615/92, que institui a lei do ordenamento do uso e da ocupação do solo na área urbana do município de Feira de Santana e revoga a lei complementar nº 46, de 19 de agosto de 2010, que dispõe sobre o sistema viário das áreas de expansão urbana da cidade de Feira de Santana.

FERRAZ, Antônio Clóvis “Coca” P.; TORRES, Isaac G. E. Transporte Público Urbano. São Carlos – SP. Rima, 2004;

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica - 2010

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, 2010

Secretaria Municipal de Transporte e Transito. Feira de Santana. 2009;

SILVA, Alex de Souza. A influência do Centro Industrial do Subaé (CIS) no pro

cesso de urbanização do bairro do Tomba: um estudo de caso do município de Feira de Santana. 177. F.. il 2010. Dissertação Mestrado UNIFACS.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.