Escolarização e Arquitetura Escolar em Feira de Santana: o governo de Agostinho Froes da Motta e os prédios escolares suntuosos-1912 a 1922

Rebeca Laise Santos Lima

Resumo


Essa proposta de pesquisa tem por objetivo analisar a escolarização feirense através da arquitetura escolar da cidade de Feira de Santana no período de Intendência do Coronel Agostinho Froes da Motta, que foi um dos personagens mais ilustres da história da cidade. Durante o governo do Coronel Agostinho foram criadas e instaladas nos anos de 1916 e 1917, instituições escolares que na sua constituição, tanto no exterior quanto no interior, expressaram transformações na educação brasileira no início da Republica.

Texto completo:

PDF

Referências


BENCOSTA, Marcus Levy. História da Educação, Arquitetura e Espaço Escolar. SP: Cortez; 2005.

BENCOSTA, M. L. A. A noção da cultura material escolar em debate no campo da investigação da História da Educação. In: César Augusto Castro e Samuel Luis Velásquez Castellanos. (Org.). A Escola e seus artefatos culturais. 1 ed. São Luiz: EDUFMA, 2013, v.1, p. 21-34.

BENCOSTA, M. L. A. “Grupos Escolares no Brasil: um novo modelo de escola primaria”. In: STEPHANOU, M e BASTOS, M.HC. (orgs.) História e memorias da educação no Brasil. Vol. III. PETROPOLIS: Editora Vozes, 2005.

CARVALHO, J. M. de. A formação das almas. O imaginário da Republica no Brasil.

CRUZ, Antônio Roberto Seixas da. Mestres e mestras para o Sertão: criação e funcionamento da de Feira de Santana. FSA: Sitientibus, no 31, jul./ dez 2004. Pp143-168.

FARIA FILHO, L. M. de. Dos pardieiros aos palácios. Cultura Escolar e urbana em Belo Horizonte na Primeira República. Passo Fundo: Editora da UPF, 2000.

MARQUES, V.R.B. A medicação da raça: médicos, educadores, e discurso eugênico. Campinas. Editora da UNICAMP, 1994.

REIS. W.A. AGOSTINHO FRÓES DA MOTTA:TRAJETÓRIAS E CONQUISTASDE UM “HOMEM DE COR” EM FEIRA DE SANTANA(1856-1922).

OLIVEIRA, Sandra Nívia Soares de. Um modelar estabelecimento de ensino: o Colégio Santanópolis na cidade de Feira de Santana. (1934-1959). Tese de Doutorado em Educação. FACED/UFBA. Orientação Profª Drª Sara Martha DICK. 03 de fevereiro de 2014.

SOUSA, Ione & CRUZ, Antônio Roberto (orgs). Escolas Normais da Bahia: olhares e abordagens. Feira de Santana: UEFS Editora; 2013.

SOUSA, Ione. Garotas tricolores, Deusas fardadas: as normalistas em Feira de Santana. SP: EDUC/PUC. 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.