ACESSO E CUIDADO DE HOMENS COM DOENÇA FALCIFORME E PRIAPISMO NA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE FEIRA DE SANTANA

Heros Aureliano Antunes Maia

Resumo


Priapismo é a ereção peniana total ou parcial contínua por mais de 4 horas acompanhada ou não de estímulo sexual e orgasmo (BRODERICK, 2012). Uma das causas do priapismo são as hemoglobinopatias, como a doença falciforme (DF). Sua incidência se relaciona ao percentual de afrodescendentes da cada região, o estado da Bahia apresenta a maior incidência da DF; 1:650 nascidos vivos (CORDEIRO et al, 2014).
Homens com DF vivenciam priapismo isquêmico, que ocorre por falha da drenagem sanguínea do corpo cavernoso, culminando em sua rigidez (CHROUSER et al, 2011). O priapismo pode ocorrer de modo agudo ou recorrente, este último dura menos de 3 horas, não cursa com dor intensa e tende a cessar espontaneamente (VICARI & FIGUEIREDO, 2007). De forma geral, o priapismo é uma emergência médica urológica que requer pronto atendimento ou mesmo manejo cirúrgico para prevenir complicações como disfunção erétil irreversível (ROGHMANN et al, 2013).
Assim, este estudo foi norteado pela seguinte questão: Como homens com DF e priapismo acessam cuidados na rede de urgência e emergência de Feira de Santana? O objetivo geral é compreender como os homens com DF e priapismo acessam os cuidados na rede de urgência e emergência de Feira de Santana e o objetivo específico é descrever as experiências de acesso e cuidado destes homens.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i21.2570

Apontamentos

  • Não há apontamentos.