CRENÇAS DE ESTUDANTES E PROFESSORES DE LICENCIATURA EM LETRAS SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS

Mellissa Moreira F. Barbosa

Resumo


O estudo sobre crenças vem crescendo no mundo desde os anos 70 (Honselfeld, 1978), mostrando assim ter uma importância significativa para o processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira (doravante LE). Hoje, um estudo deste tipo ainda se faz extremamente relevante no contexto educacional, pois com a identificação e investigação das crenças dos estudantes e professores pode-se promover uma tomada de consciência e o desenvolvimento de um processo crítico-reflexivo diante daquilo que os envolvidos naquele contexto acreditam. Cada aprendiz tem uma crença sobre quais são os melhores métodos e estratégias para sua aprendizagem, por exemplo. O conhecimento sobre essas especificações pode contribuir para que o processo de ensino-aprendizagem de uma LE seja mais bem-sucedido, através da desconstrução ou do reforço das crenças dos alunos e professores.
Nas palavras de Barcelos (2006), crenças são definidas como:
uma forma de pensamento, como construções da realidade, maneiras de ver e perceber o mundo e seus fenômenos, co-construídas em nossas experiências e resultantes de um processo interativo de interpretação e (re)significação. Como tal, crenças são sociais (mas também individuais), dinâmicas, contextuais e paradoxais. (Barcelos, 2006, p.18)
Nesse contexto, observa-se que essa co-construção em nossas experiências afetam a forma como se aborda o processo de ensino-aprendizagem de línguas, tanto para professores quanto para aprendizes, e consequentemente, a forma como o conceito de língua é concebido e como o conhecimento é mediado em sala de aula. O professor tem grande responsabilidade nesse processo, pois sendo sujeito transformador da realidade em sala de aula, tem um papel fundamental na construção do sistema de crenças dos estudantes.
Visto que professores e aprendizes podem apresentar crenças diferentes, é possível haver conflitos entre o que eles pensam sobre o processo de ensino-aprendizagem de LE e/ou haver uma reprodução das crenças dos professores pelos estudantes.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.