Fatores predisponentes para a ocorrência de complicações locais da terapia intravenosa periférica em crianças/adolescentes com câncer.

Elis Souza Machado

Resumo


O câncer infantil corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo. Este tipo de câncer era considerado uma doença aguda com mau prognóstico, porém atualmente, apresenta grande possibilidade de cura, com potencial aumento de sobrevida em aproximadamente 70% dos casos. Entretanto, esse tratamento ainda com grande potencial de cura é acompanhado por dor e sofrimento para a criança, principalmente relacionado aos inúmeros procedimentos invasivos a que as mesmas são submetidas.

Dentre as diversas opções de tratamento oncológico, o mais utilizado e o mais invasivo desses é a quimioterapia. A administração de quimioterápicos por via intravenosa em ciclos repetidos é um dos pilares do tratamento de pacientes com câncer(VILLARÍN; ARAÚJO, 2003). Entretanto, essa modalidade de tratamento resulta em certas complicações como flebites, infiltrações e extravasamento. Villarín e Belda (2014) afirmam que o extravasamento é a complicação da quimioterapia mais grave que pode ocorrer em doentes que recebe este tratamento, devido ao potencial nocivo de uma parte destas drogas,resultando em bolhas ou efeito necrosante em tecidos que se infiltram.

Por isso, o manuseio e a administração intravenosa de quimioterápicos para o tratamento de pacientes com câncer é uma técnica que, dada a sua complexidade, requer uma equipe qualificada, conhecedora de seus efeitos adversos e potencial de riscos(VILLARÍN; BELDA, 2014). Assim o objetivo da pesquisa é a investigação dos fatores predisponentes para a ocorrência de complicações locais da terapia intravenosa periférica (TIV) em crianças/adolescentes com câncer, de forma ajudar no conhecimento sobre a temática para auxilio na qualificação dos profissionais da área, já que durante a busca pelo referencial teórico para a produção da pesquisa foi constatada aincipiente produção do conhecimento sobre esta temática.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i21.2681

Apontamentos

  • Não há apontamentos.