GEOESPACIALIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DO MEIO FÍSICO DO DISTRITO DE MATINHA DOS PRETOS - FEIRA DE SANTANA (BA)

Juliele Nascimento Jesus

Resumo


Matinha dos Pretos faz parte da zona rural do município de Feira de Santana (BA), no território de identidade portal do sertão1 (BR 116 Norte), tornou-se distrito no ano de 2008. Este território, segundo relatos orais de sujeitos da comunidade, constituiu-se como povoado, em prováveis terras de quilombo, há muito mais tempo.
O referido distrito é formado por pequenas propriedades rurais, apresentando uma população de 8.855 domicílios, de acordo com o censo demográfico 2010 (IBGE), distribuídos entre a sede (573 domicílios) e sua zona rural (8.282 domicílios) que está composta pelos seguintes povoados: Olhos D’Águas das Moças, Candeal II, Santa Quitéria, Moita Onça, Vila Menilha (Salgada), Baixão, Tupy, Tanquinho, Genipapo II, Alto do Tanque, Alto do Canuto, Alecrim Miúdo, Jacu, Capoeira do Rosário e Candeia Grossa.
Matinha dos Pretos, bem como o próprio município de Feira de Santana, encontra-se carente de mapas e instrumentos que sirvam de base para os planejadores municipais em suas atividades, devido a esses fatos, buscou-se, através desse projeto, a elaboração de mapas e o levantamento de informações a respeito de Matinha. Ao estudar o local, foi possível obter dados geoespaciais, aspectos físicos (clima, vegetação, solo) e espaciais (informações cartográficas, limites territoriais etc.). A publicação desse artigo visa sua disponibilização para que possa ser usado por pessoas interessadas e também divulgar para a comunidade em geral.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.