O GÊNERO TRACHELOMONAS (EUGLENOPHYTA) DE DUAS ÁREAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL, APA RIO CAPIVARA E APA LAGOAS DE GUARAJUBA, MUNICÍPIO DE CAMAÇARI, BAHIA, BRASIL.

Adones de Jesus Santos Pereira

Resumo


Euglenophyta é uma das muitas divisões de microalgas existentes, englobando atualmente 40 gêneros e aproximadamente 800 espécies (Parra & Bicudo, 1995), sendo Trachelomonas Ehrenberg emend. Deflandre o gênero mais representativo da divisão, com cerca de 370 táxons aceitos taxonomicamente (Guiry & Guiry 2018).
O gênero inclui algas de vida livre e hábito solitário, caracterizadas por possuir célula com um envelope rígido e mucilaginoso denominado de lórica, apresentando um poro no polo anterior do qual emerge o flagelo. A lórica apresenta diferentes formatos e padrões de ornamentação, os quais são empregados na taxonomia do grupo (Tell & Conforti, 1986), e uma coloração castanho-amarelada, ocasionada pela impregnação de compostos férricos e de manganês (Dunlap et al. 1983).
Trabalhos taxonômicos de microalgas no estado do Bahia ainda são escassos, diante da complexidade de suas bacias de drenagem e da diversidade de ecossistemas aquáticos continentais. Com relação ao gênero Trachelomonas, todas as informações disponíveis estão restritas aos seguintes trabalhos: Fuentes et al. 2010; Santana, 2011; Severiano et al. 2012 e Alves-da-Silva & Menezes, 2015, embora os autores mencionados não forneçam descrição e ilustrações em seus trabalhos que auxiliassem a confirmação dos táxons, existem também dois estudos taxonômicos (Pereira, 2016; 2017), onde, ao todo foram identificados 39 táxons a nível infraespecífico.
Diante do que foi exposto, o presente trabalho teve como objetivo a realização de um estudo taxonômico das microalgas pertencentes ao gênero Trachelomonas ocorrentes em duas áreas de proteção ambiental, APA Rio Capivara e APA Lagoas de Guarajuba, município de Camaçari, Bahia, Brasil, de modo a ampliar o registro de espécies para a Bahia e, consequentemente, para o Brasil.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i22.3791

Apontamentos

  • Não há apontamentos.