CRESCIMENTO DE Physalis angulata L. EM SOLUÇÃO NUTRITIVA SOB PROPORÇÕES VARIÁVEIS DE AMÔNIO E NITRATO

Alismário Leite da Silva

Resumo


A espécie Physalis angulata L., conhecida popularmente na Região Nordeste por camapú ou canapú, pertence à família Solanaceae. Nativa do Brasil, é amplamente utilizada na medicina popular e fornece frutos comestíveis com alto teor de vitaminas A e C, que além do valor nutracêutico, alia-se a facilidade de cultivo e elevado valor de mercado dos frutos, sendo excelentes atrativos para a incorporação dessa espécie pelos pequenos produtores (HARBONE & WILLIAMS, 2000).
A adubação é um fator relevante para o aumento da produção da espécie, no entanto, pesquisas sobre este tema, para a cultura, são incipientes. Estudos que possibilitem a eficiência de absorção e utilização de nutrientes são de grande importância, pois as plantas cultivadas utilizam menos da metade dos fertilizantes aplicados. O restante pode ser lixiviado para os lençóis subterrâneos de água, tornar-se fixado ao solo ou contribuir para a poluição do ar (LACERDA et al., 2007).
O nitrogênio (N) é, em geral, o elemento que as plantas necessitam em maior quantidade e o mais aplicado na agricultura. Promove modificações morfofisiológicas na planta, estando relacionado com a fotossíntese, desenvolvimento e atividades das raízes, absorção iônica de nutrientes, crescimento e diferenciação celular. Os íons amônio (NH4+) ou nitrato (NO3-) são as principais formas de absorção de N pelas plantas, por isso, a aplicação de proporções desbalanceadas pode provocar alteração no crescimento da planta (MAJEROWICZ et al., 2000).
Dada à importância da espécie e a alta mobilidade do nitrogênio no solo, é de elevada importância o desenvolvimento de estudos que permitam maximizar a eficiência do uso desse nutriente. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de proporções de NO3-:NH4+ em solução nutritiva no crescimento e de P. angulata.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i22.3792

Apontamentos

  • Não há apontamentos.