RESOLUBILIDADE NO ACESSO AO TRATAMENTO DA ASMA EM FEIRA DE SANTANA – BA

Alexia Nascimento Matos Freitas

Resumo


A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas inferiores, associada à hiper-resposta, que leva a episódios recorrentes de sibilos, dispneia, opressão torácica e tosse, particularmente à noite ou no início da manhã (BRASIL, 2010).
O acesso resolutivo ao tratamento da asma é fundamental para que os usuários possam ter qualidade de vida ao realizar o controle adequado dos sintomas através da terapêutica farmacológica e não farmacológica.
Tomando o acesso como dimensão da resolubilidade, esse estudo se justifica-se por buscar compreender como é o acesso ao tratamento de uma doença que requer para seu controle um tratamento prolongado ou contínuo de medicamentos, sendo essa um problema mundial de saúde publica e uma das doenças mais prevalentes no mundo, acometendo cerca de 300 milhões de indivíduos em todo mundo (Global Iniciative for Asthma – GINA 2016), sendo que é a quarta maior causa de hospitalizações no Brasil (AMARAL, 2012).
Portanto, o presente estudo tem como objetivo identificar as facilidades e dificuldades relacionadas ao acesso resolutivo aos medicamentos para tratamento da asma no SUS em Feira de Santana-BA.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i22.3797

Apontamentos

  • Não há apontamentos.