Epidemiologia dos dados antropométricos de crianças e adolescentes com Doença Falciforme na região de Feira de Santana-BA

Ana Carolina Silva Assunção

Resumo


A doença Falciforme (DF) é a doença genética mais incidente em nosso país, com destaque para o estado da Bahia, acomete principalmente afrodescendentes. Pode acarretar inúmeras complicações sistêmicas através de processos hemolíticos e vaso-oclusivos. Além de impactos físicos, a DF implica também de forma significativa na qualidade de vida dessas pessoas.
A composição corporal é alterada de forma significativa durante a transição da infância para adolescência. Segundo Odetunde et al. (2016), hipoxemia e hipoperfusão tecidual são aspectos significativos e afetam o metabolismo tecidual de quase todos os sistemas do corpo humano, causando atraso no crescimento e no desenvolvimento.
Segundo Nandanwar e Kamdi (2013), crescimento e desenvolvimento afetados fornecem evidências inequívocas de comprometimento em várias medidas antropométricas como altura, peso, composição corporal e maturação sexual e esquelética.
De acordo com Oredugba (2002), a presença de doença crônica, a circulação sanguínea hiperdinâmica e outros processos mal definidos na DF contribuem para alterações nas medidas antropométricas, devido ao infarto prévio das extremidades crescentes dos ossos antes que as epífises se unam. Os vasos sanguíneos bloqueados podem causar dor, infecção grave e danos aos órgãos.
Percebe-se que, o conhecimento da epidemiologia acerca dos dados antropométricos em associação com a DF na população pediátrica é de grande valia no contexto público de saúde. O monitoramento do crescimento, segundo Odetunde et al. (2016) em crianças com DF é uma ferramenta vital para cuidados abrangentes, o que facilita o diagnóstico precoce de falhas de crescimento e intervenção nutricional. Por isso, a compreensão destes aspectos possibilitará ações de saúde mais eficientes além de minimizar os agravos relacionados à tão sofrida condição.


Texto completo:

PDF PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.