IDENTIFICAÇÃO DE POTENCIAIS ALVOS MOLECULARES PARA COMPOSTOS BIOATIVOS PRESENTES EM ESPÉCIES DE BROMELIACEAE POR ABORDAGEM IN SILICO

Andressa Rios Cardoso

Resumo


A Bromeliaceae é considerada a segunda maior família de monocotiledôneas epífitas. A família Bromeliaceae possui aproximadamente 57 gêneros e mais de 3000 espécies (VASCONCELOS, 2013). O abacaxi (Ananas comosus) é a espécie de Bromeliaceae mais conhecida. É uma das frutas tropicais mais populares do mundo, cultivada como fonte de alimento, e apresenta reconhecidas propriedades medicinais, agindo como diurético, anti-inflamatório e antioxidante. Essas atividades podem ser justificadas pela presença de uma variedade de compostos identificados, principalmente das classes dos triterpenoides, flavonoides, ácidos cinâmicos e lignanas (MANETTI et al., 2009).
Baseado nesses aspectos, esse trabalho teve como objetivo identificar potenciais alvos biológicos para compostos presentes em espécies de Bromeliaceae, através de técnicas de Triagem Virtual. Este trabalho justifica-se pela necessidade de identificar novos alvos moleculares, com viabilidade terapêutica, para compostos extraídos de espécies de Bromeliaceae.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.