ASSOCIAÇÃO ENTRE INFECÇÃO URINÁRIA E BAIXO PESO AO NASCER EM PUÉRPERAS COM E SEM PERIODONTITE: ESTUDO RETROSPECTIVO REALIZADO EM PUÉRPERAS DE 2005 A 2015 NO MUNICÍPIO DE FEIRA DE SANTANA

Beatriz Santos Serra Teixeira

Resumo


As doenças periodontais consistem em um processo inflamatório periodontal, resultante do acúmulo de biofilme bacteriano na superfície dentária, associadas a condições socioeconômicas desfavoráveis e a comportamentos prejudiciais à saúde como tabagismo, alcoolismo, dieta insatisfatória, higiene bucal deficiente e dificuldade de acesso aos serviços de saúde (YALCIN et al, 2001; TRINDADE et al., 2018). São consideradas um dos principais problemas de saúde bucal, podendo resultar desde a perda dentária até repercussões sistêmicas. (PETERSEN et al., 2005), dentre elas os desfechos adversos da gestação.
No período gestacional, as alterações periodontais são prevalentes na maioria da população, entre 35% a 100%, baseado em observações clínicas (Trindade et al., 2017). O aumento dos níveis hormonais na gravidez ocasiona mudanças fisiológicas no organismo da mulher, inclusive afetando o tecido periodontal (GÜNCÜ; TÖZÜM; ÇAGLAYAN, 2005). A presença de associação entre a periodontite em gestantes e a ocorrência dos referidos desfechos foram observados em estudos prévios, a qual se manteve mesmo quando os fatores foram controlados. (CRUZ et al., 2005, GOMES-FILHO et al., 2009; KUMAR et al., 2013).
A presença de infecção urinária é um fator de risco para os desfechos adversos na gestação mais consolidado na literatura. Segundo McKeown et al (2004), dentre as complicações da infecção urinária durante a gestação estão, o parto pré-termo, recém-nascidos de baixo peso, ruptura prematura de membranas amnióticas e mortalidade fetal.
Diante do exposto, o presente trabalho buscou avaliar associação entre a infecção urinária e o baixo peso ao nascer em puérperas com e sem periodontite avaliadas em um período de dez anos no município de Feira de Santana.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.