O TRABALHO DA ENFERMEIRA NA ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER GESTANTE COM VISTAS À RESOLUBILIDADE NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Caroline de Paula Do Nascimento

Resumo


A Estratégia Saúde da Família é definida por um conjunto de ações e serviços que vão além da assistência médica, tomando como base o reconhecimento das necessidades da população e apreendidas a partir do estabelecimento de vínculos entre os usuários dos serviços e os profissionais de saúde. A organização dos serviços de saúde da Atenção Primária por meio da ESF prioriza ações de promoção, proteção e recuperação de saúde, de forma integral e continuada. (OLIVEIRA; PEREIRA, 2013)
Na atenção à saúde das mulheres, a integralidade é compreendida como a concretização de práticas de atenção que garantam o acesso das mulheres a ações resolutivas construídas de acordo com as especificidades do ciclo vital feminino e do contexto em que as necessidades são geradas. (COELHO, et al; 2009). Para esses autores, o cuidado deve ser permeado pelo acolhimento com escuta sensível de suas demandas, valorizando a influência das relações de gênero, raça, cor, classe e geração no processo de saúde e de adoecimento das mulheres.
De acordo com o Ministério da Saúde (BRASIL, 2000), a assistência pré-natal é o primeiro passo para um parto e nascimento saudável, ou seja, ele faz a promoção e a manutenção do bem estar-físico e emocional ao longo do processo da gestação e do trabalho do parto à parturiente, aumentando a possibilidade da mulher ter uma gestação mais saudável e tranquila. Para tanto, Neme (2000) afirma que o próprio estado de gravidez simula uma razão obrigatória para exigir que as mulheres procurem o serviço de saúde, recebendo uma assistência de qualidade.
Portanto, levando-se em conta o conjunto de ações de caráter individual ou coletivo, voltadas para a promoção da saúde da mulher gestante, bem como para as ações clínicas de tratamento e reabilitação dos problemas de saúde, considerados fundamentais para a resolutividade na Atenção Básica. Questionamos: Como se dá o processo de trabalho da enfermeira na Atenção a Saúde das mulheres gestantes ao alcance da Resolubilidade? Dessa forma, este estudo justifica-se pela necessidade de aprimorar os conhecimentos acerca da atuação da enfermeira na assistência à mulher, durante o seu período gestacional, identificando ainda as facilidades e dificuldades por elas enfrentadas para o alcance da resolubilidade. E dessa forma, espera-se uma capacitação de toda equipe de saúde, no intuito de adquirir ferramentas essenciais para as ações praticadas. Tendo em vista que uma gravidez bem acompanhada pela equipe de saúde é fundamental na busca da resolubilidade.
Diante do exposto, este estudo tem como objetivo geral compreender o trabalho da enfermeira na atenção à saúde da mulher gestante para o alcance da Resolubilidade nas Unidades de Saúde da Família em Feira de Santana/BA. E como objetivos específicos: Descrever como ocorre o processo de trabalho das enfermeiras voltado às mulheres gestantes nas Unidades de Saúde da Família de Feira de Santana e identificar facilidades/avanços, dificuldades /dilemas para o alcance da resolubilidade na atenção à saúde dessas mulheres gestantes.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i22.3817

Apontamentos

  • Não há apontamentos.