CONSTRUÇÃO DE UM BUNDLE PARA A INSERÇÃO DE CATETERES INTRAVENOSOS PERIFÉRICOS EM CRIANÇAS HOSPITALIZADAS

Taynara Bisco Conceição

Resumo


Na terapia intravenosa, a Cateterização Venosa Periférica (CIP) destaca-se como um dos procedimentos mais realizado no cuidado a criança hospitalizada, devido à facilidade na realização da técnica, e que consiste no acesso à corrente sanguínea através de dispositivos adequados, associados a uma seleção criteriosa do local da punção e de uma eficiente técnica de penetração da veia (Modes et al., 2011).
Em crianças é comum a CIP causar complicações locais no ato da técnica empregada. Neste contexto, requer inovações tecnológicas na prática do enfermeiro, respaldada em análise científica que contribua para melhorar os resultados na assistência, mais especificamente, a assertividade durante a inserção do CIP e o seu maior tempo de permanência no sítio de inserção (Avelar; Peterlini; Pedreira, 2013), potencializando o conforto da criança e do seu familiar acompanhante e a segurança do paciente.
Desta forma, o objeto deste estudo consiste em verificar a influência de um bundle de cateterização venosa periférica em crianças hospitalizadas, tornando necessário utilizar estratégias que possam colaborar com a redução de complicações mecânicas e infecções da corrente sanguínea. O bundle por sua vez, se constitui por um grupo de boas práticas, as quais são estabelecidas cientificamente. Individualmente, resultam em melhoria do cuidado e quando implementadas juntas apresentam um resultado ainda melhor. Essas práticas são agrupadas, apresentadas para uma equipe de cuidado, a qual deve cumprir os critérios do bundle (IHI, 2012).
Diante disso questiona-se: Quais são os cuidados clínicos realizados pelos profissionais de enfermagem antes, durante e após da inserção de cateteres intravenosos periféricos em crianças hospitalizadas? Cujo os objetivos foram: Avaliar os cuidados clínicos realizados por profissionais de enfermagem antes, durante e após a inserção de cateteres intravenosos periféricos em crianças hospitalizadas no HEC em Feira de Santana na
Bahia e Elaborar um bundle para a inserção de cateteres intravenosos periféricos em crianças hospitalizadas no Hospital Estadual da Criança (HEC) em Feira de Santana-Bahia.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i22.3887

Apontamentos

  • Não há apontamentos.