ATENDIMENTO PELOS SERVIÇOS DE SAÚDE INTEGRANTES DA REDE DE ATENÇÃO DA MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA EM FEIRA DE SANTANA – BA

Weslaine dos Santos Almeida

Resumo


A violência contra a mulher é um fenômeno que está ligado geralmente à questão de gênero e domínio de poder, em sua maioria é uma violência doméstica causada por seu parceiro ou ex-parceiro sexual. (GUIMARÃES, 2015).
Ao identificar situações de violência contra a mulher, o profissional de saúde deve assumir uma posição acolhedora às mulheres, garantindo a sua privacidade, para conhecer como se deu a violência, onde e quem foi o responsável. Além disso, é necessário realizar os encaminhamentos necessários dos casos de urgência para o pronto-atendimento hospitalar, acionar a rede de atenção à mulher em situação de violência, que se configura como um conjunto de entidades responsáveis pelo acompanhamento da mulher violentada. (BRASIL, 2016).
A justificativa do estudo foi conhecer os serviços de saúde integrantes da rede de atenção à mulher em Feira de Santana-BA, ressaltar a sua importância e demonstrar as ações que a rede desempenha dentro do município para prevenir e enfrentar a violência de gênero, bem como quanto ao atendimento das mulheres em situação de violência.
A rede de enfrentamento busca através de uma atuação articulada contribuir para atender todas as vítimas de violência e sua família nesse complexo problema de saúde que é a violência; cada instituição vai assumir a responsabilidade de cuidar da mulher na área de sua atuação, por ser um problema multiprofissional que envolve a saúde, educação, assistência social, segurança pública, a justiça, cultura, e muitos outros. (COSTA et al., 2013)
Diante do exposto, a questão norteadora desta pesquisa foi: Como acontece o atendimento pelos serviços de saúde integrantes da rede de atenção à mulher em situação de violência em Feira de Santana – BA? O objetivo geral deste trabalho é: Compreender o atendimento pelos serviços de saúde integrantes da rede de atenção à mulher em situação de violência em Feira de Santana – BA.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i22.3896

Apontamentos

  • Não há apontamentos.