DESERTIFICAÇÃO: ANÁLISE MULTITEMPORAL DA TEMPERATURA DE SUPERFÍCIE RELACIONADA AO ÍNDICE TOPOGRÁFICO DE UMIDADE

Lucas Amorim Fernandes

Resumo


O processo de desertificação é considerado um dos mais severos do planeta devido aos sérios problemas ecológicos e ambientais desencadeados por esse fenômeno. A desertificação é um “processo de degradação das terras em zonas áridas, semiáridas e subúmidas secas, resultantes de variações climáticas e atividades humanas”, associada à perda de biodiversidade e ao aumento da temperatura de superfície de albedo (CHARRUA, 2014).
Um dos principais fatores que influencia na temperatura, de acordo com Santos (2010), é a topografia, devido ao aquecimento diferenciado do sol na superfície. Além disso, as diferenças de altitude, provocadas pelas diferenças topográficas do terreno, ao provocar alterações no volume de precipitação, também influenciam na temperatura de superfície (SANTOS, 2010). As diversas características topográficas do relevo têm grande influência nos corpos hídricos. Em relevos de topografia mais acidentada com maior declividade e solos muito rasos a água é encontrada em menor quantidade, pois escoa rapidamente para as áreas mais baixas do terreno, porém relevos de declividades mais suavizadas e áreas mais aplainadas promovem maior capacidade de armazenamento da água. O Índice Topográfico de Umidade (TWI) está relacionado a distribuição das zonas de saturação de água superficial e da água no solo. Dessa forma, com base no MDT, o índice topográfico de umidade estima balanços entre o acúmulo de água e a capacidade de drenagem em escala local (HANCOCK et al., 2010).
De acordo com Coelho (2013) nos últimos anos o Sensoriamento Remoto vem ganhando espaço no meio acadêmico, surgiu como uma alternativa por meio de escalas regionais, tendo como possibilidade determinar parâmetros, como temperatura e albedo de superfície (Angelini et al., 2015). Desse modo, objetiva-se fazer a correlação da temperatura de superfície com o índice topográfico de umidade e associar ao processo de Desertificação.


Texto completo:

PDF

Apontamentos