Memória e Espaço Escolar: os 100 anos da escola Maria Quitéria

Rebeca Laise Santos Lima

Resumo


O projeto tem por objetivo analisar a construção da memória da Escola Maria Quitéria, através do olhar e das memórias de suas ex- alunas e pretende também acompanhar o espaço escolar como lugar e território onde os indivíduos interagem de forma individual e coletivo possibilitando o diálogo entre os ambientes interno e externo. Esta pesquisa é continuação de minhas pesquisas desenvolvidas sobre o processo de escolarização em Feira de Santana e Arquitetura Escolar durante o período de 1910 a 1940. O foco da pesquisa nesta escola se deve aos seus cem anos de funcionamento no de 2017, com poucas alterações na sua estrutura principal, além de ter formado alunos e alunas que fizeram e fazem parte da sociedade feirense. Nesse sentido a escola se insere no processo de construção da memória escolar feirense onde o espaço escolar se configura como elemento chave na investigação da cultura escolar de uma determinada Instituição Escolar. O espaço escolar tem se constituído nos últimos anos na história da educação como uma vertente promissora na pesquisa sobre cultura escolar.

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