GÊNERO E AGRICULTURA FAMILIAR: A EXPERIÊNCIA DOARMAZÉM DA AGRICULTURA FAMILIAR E ECONOMIA SOLIDÁRIA NO MUNICÍPIO DE SERRINHA-BAHIA

Vanderleia Alves de Oliveira

Resumo


O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada no município de Serrinha-BA, o qual apresenta de acordo com o IBGE (2010) uma população de 76.762 e densidade demográfica de 122,97 hab/km² e faz parte da Território do Sisal.
O Armazém surge como uma proposta de inovação no âmbito da comercialização, a partir da constatação, pelos agricultores e agricultoras, da necessidade de uma central para revender seus produtos. A literatura destaca que as organizações surgem a partir de interações sociais, por meio da articulação e da associação de pessoas que se reconheçam por possuir objetivos ou necessidades comuns, procurando o seu fortalecimento pela organização e instrumentalização (REISDORFER, 2014).
Pesquisar o Armazém da Agricultura Familiar foi uma escolha impulsionada pelo desejo de conhecer melhor um projeto piloto que ganha destaque, devido a sua participação no desenvolvimento das/dos agricultores da referida região, e promove a visibilidade, em especial, das trabalhadoras rurais.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.