IMAGENS E IMAGINÁRIO DA CIDADE DE FEIRA DE SANTANA: A PRODUÇÃO DO LUGAR A PARTIR DE PUBLICAÇÕES FEIRENSES

Camila Machado Paim

Resumo


O lugar é conhecido como uma porção do espaço que é dotado de valor, afetividade, familiaridade para aqueles que o habitam, onde o mundo é sentido e experimentado diretamente, Fonseca (2001) afirma que o lugar implica em familiaridade, envolvimento e experiências diretas. E isso sugere que o lugar é o espaço dotado de proximidade com o indivíduo, por isso, a partir do momento que estabelecemos relações com o espaço vivido fica mais fácil compreender os acontecimentos ao nosso redor e, consequentemente, o mundo.
Partindo do princípio que as concepções de lugar são construídas por quem nele vive, e que a cidade é o cenário das experiências que produzem significações ao lugar, especialmente, a partir da história desta, marcada por sua origem e evolução com a busca pelo moderno (modelo de mundo avançado), estudou-se três obras sobre Feira de Santana por meio e a partir dos seguintes questionamentos: como os autores estudados constroem imagens sobre Feira de Santana? Qual a ideia e/ou concepções de lugar permeiam as obras estudadas? Como essas publicações podem auxiliar os estudantes da educação básica de Feira de Santana - BA no processo de construção do conceito de lugar? E por fim, como discutir/ (re) construir as imagens de Feira de Santana através destas publicações locais?
Desse modo, objetivo central do trabalho foi o de elaborar material didático-pedagógico de apoio para o estudo do lugar, no ensino fundamental médio, a partir da análise da produção de imagens de Feira de Santana, abordadas em publicações feirenses, mas para que esse objetivo fosse cumprido, foi feito uma análise das publicações para compreender a/s imagem/n criada pelos autores sobre o lugar, bem como foi identificado as concepções de lugar que permearam essas publicações e por fim construído material didático-pedagógico baseado nas publicações para ser avaliado por professores das escolas parceiras.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.