ENSINO DO LUGAR E AS IMAGENS DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE FEIRA DE SANTANA/BA

Eliete dos Santos Lopes

Resumo


No ensino de Geografia o desenvolvimento de mapas mentais tem por objetivo entender como os alunos compreendem o lugar onde vivem, conhecer os valores previamente desenvolvidos por eles e avaliar a imagem que eles têm do seu lugar (CAVALCANTE, 1998). Diante disso, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar as imagens sobre Feira de Santana evidenciadas em mapas mentais elaborados por alunos da educação básica, verificando possíveis articulações entre suas imagens e a forma como os professores abordam o conceito de lugar nas aulas de Geografia. Para alcançar o principal objetivo tem-se como perguntas norteadoras: quais compreensões, imagens, valores podem ser evidenciados nos mapas mentais desenvolvidos por alunos da educação básica em relação aos bairros onde moram e ao lugar Feira de Santana? O que os alunos da educação básica entendem por lugar? O estudo desse conceito é trabalhado nas aulas de Geografia? Como os professores investigados conceituam lugar e como fazem essa abordagem em suas aulas? Quais as imagens dos alunos sobre Feira de Santana?
O presente plano de pesquisa se articula com o projeto “Lugar, Formação Docente e Elaboração de Material Didático-Pedagógico sobre Feira de Santana, Ba” na medida em que busca averiguar as imagens sobre Feira de Santana apresentadas nos mapas mentais de estudantes da educação básica e como os docentes fazem a mediação pedagógica sobre o ensino do lugar e o lugar de vivência dos estudantes, neste caso, Feira de Santana.


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