IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR E SUAS INTERFACES REVELADAS NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DO MUNICÍPIO DE SANTA BÁRBARA

Iane Cunha Oliveira

Resumo


Na atualidade, a gestão escolar tem se tornado um elemento fundamental no processo de democratização da escola, se constituindo como mediadora das exigências externas e das decisões internas da escola que interferem diretamente na organização e administração da escola, além de possuir relevante relação com as políticas educacionais. Gestão escolar relaciona-se a uma atuação que tem como foco promover a organização, mobilização e articulação das condições essenciais para garantir o avanço do processo socioeducacional das instituições de ensino e possibilitar a promoção da aprendizagem dos estudantes de forma efetiva. A gestão escolar tem relevância política e cultural, pois o processo gestionário abarca a totalidade das relações que ocorrem no interior das instituições de ensino e entre estas e a sociedade, ou seja, busca atender às exigências de todos os setores que envolvem essas práticas, desde funcionários, estrutura física da escola até em relação aos pais e alunos e o clima destes com o ambiente educacional, busca também promover o ensino e a aprendizagem para todos.
Para que o Estado cumpra seu papel na garantia dos direitos aos cidadãos, desde a saúde, a segurança, a educação, dentre outros, fazendo com que estes direitos sejam de qualidade e acessíveis a todos, é necessária a existência de políticas públicas eficazes para que esse propósito possa ser efetivado. Ferreira; Santos (2014) afirmam que as Políticas Públicas Educacionais estão ligadas à qualidade da educação e a sua construção cidadã.


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DOI: http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i22.3959

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