A aula universitária na perspectiva de professores de licenciatura da Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS

Larissa da Conceição Alves

Resumo


O presente trabalho é decorrente de um estudo de iniciação científica, que
buscou identificar qual a compreensão de professores universitários de cursos de
licenciatura em uma universidade pública estadual do interior da Bahia, acerca da
concepção do que é aula universitária. A discussão proposta agrega-se aos estudos
que já vêm sendo desenvolvidos no âmbito da pedagogia universitária, acerca da
inovação pedagógica e dos métodos de ensino utilizados pelos professores, no
sentido de compreender a formação e os desafios que cercam a profissionalidade
(o ser, o fazer-se professor) de professores universitários.
O objetivo geral da investigação é identificar os princípios que norteiam a
compreensão e organização da Aula pelos professores de duas Licenciaturas de
uma universidade pública da Bahia. Decorre daí, objetivos específicos que buscam
conhecer a forma de compreensão do que é a aula universitária pelos professores
de Licenciatura, pois estes são formadores de novos professores, compreender
qual a concepção de ensino e aprendizagem e analisar as estratégias de ensino que
se apresentam no decorrer destas para instigar os alunos e promover
aprendizagens.
A fundamentação teórica ancora-se em diversos estudos que procuram
delinear as racionalidades que mobilizam esses profissionais durante as suas
aulas, tendo as concepções de ensino, aprendizagem e as estratégias que articulam
esses elementos.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i22.3963

Apontamentos

  • Não há apontamentos.