APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO

Letícia de Oliveira Cerqueira

Resumo


Nesse resumo expandido, apresentamos um recorte dos dados obtidos através da pesquisa “Aprendizagem no ensino superior: contribuições para a prática docente do professor universitário”. O objetivo da investigação consiste em compreender como os professores do ensino superior caracterizam o processo de aprendizagem dos estudantes universitários, identificando as estratégias que fazem uso para contribuir nesse processo. Para o estudo partimos da premissa de que na atualidade, o ensino superior brasileiro vivencia diferentes desafios, produzidos por processos de mudança de ordem social, econômica e política, ocorridos nas últimas décadas no contexto mundial. Nesse contexto encontram-se também as mudanças históricas produzidas pelas lutas da sociedade a favor da democratização do acesso ao ensino superior, com a conquista de políticas educacionais orientadas para a busca da equidade social, permitindo a inclusão de camadas sociais e culturais plurais, com novas linguagens, necessidades e experiências. Esses processos de mudanças incidem sobre toda sociedade e de forma contundente provocam novas configurações sobre a formação e prática do professor que atua no ensino superior. De acordo com Pozo (2002) a nova cultura de aprendizagem apresenta características próprias que advertem as formas tradicionais de aprendizagem e se compõe por uma cultura de compreensão da análise crítica, da reflexão sobre o que fazemos e acreditamos e não só do consumo, mediado e acelerado pela tecnologia. A discussão proposta agrega-se aos estudos que já vem sendo desenvolvidos pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Pedagogia Universitária (NEPPU) intitulada “Inovação da prática pedagógica de professores do ensino universitário pela pesquisa-ação colaborativa”, em uma Universidade Pública do interior da Bahia. Buscamos investigar, frente a esse contexto, como os professores caracterizam a aprendizagem do estudante do ensino superior no cenário atual da Universidade e estratégias pedagógicas utilizadas por eles com vistas garantir que o estudante transforme informações em um conhecimento significativo, com inter-relações e referências seguras do conteúdo.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i22.3965

Apontamentos

  • Não há apontamentos.