MAPEAMENTO PARTICIPATIVO DE RECURSOS PESQUEIROS E ARTES DE PESCA NA ILHA DE MADRE DE DEUS, REGIÃO NORTE DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS

Brenda Elaine Silva de Jesus

Resumo


A Baía de todos os Santos é o segundo maior acidente geográfico do Brasil, constituindo-se de uma reentrância costeira na qual o mar penetra no continente. Em seu entorno existem treze municípios que se integram por características culturais assemelhadas ou através do sistema hídrico e de navegação (CAROSO et AL, 2011). Através das interações do meio biótico, físico e humano o projeto visa investigar a dinâmica da vida das populações tradicionais que habitam a porção insular e o entorno da Baía de Todos os Santos (BTS).
Povos tradicionais são grupos de culturas diferentes que possuem formas próprias de organização social, ocupam e usam territórios e recursos naturais utilizando práticas transmitidas pela tradição; e o território tradicional é caracterizado como espaços indispensáveis utilizados permanente ou temporariamente para a reprodução econômica, social e cultural no que diz respeito aos povos indígenas e quilombolas (arts. 231 da Constituição e 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias ).
Os territórios de comunidades tradicionais muitas vezes são o meio de subsistência familiar, uma vez que as pessoas realizam atividades extrativistas como uma forma de capital e geralmente os indivíduos envolvidos possuem domínio sobre áreas em que se reproduzem socialmente.
O litoral baiano possui 137 comunidades pesqueiras, dentre elas estão aquelas localizadas no município de Madre de Deus. A atividade da pesca em muitas localidades reflete a resistência dos pescadores frente às transformações urbanas que
estão ocorrendo ao longo dos anos nas áreas, como resultado das alterações antrópicas e naturais.
É nesse contexto que entra a produção de mapas participativos, que fornecem a percepção territorial da comunidade, representando do ponto de vista da comunidade o espaço com suas características socioculturais, físicas e naturais dos recursos (FIDA, 2009). O objetivo geral desse estudo foi analisar a percepção de território da população tradicional de pescadores no município de Madre de Deus, região norte da Baía de Todos os Santos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.