FREQUÊNCIA RELATIVA DE FIMBRIAS DAS AMOSTRAS DE Escherichia coli COLETADAS DE BEZERROS COM DIARREIA NO RECÔNCAVO DA BAHIA

Bruna de Jesus Mamona

Resumo


Escherichia coli é uma bactéria gram-negativa, pertencente à família Enterobacteriaceae, que coloniza o trato intestinal de vertebrados e apresenta como características formato de bastonete, respiração anaeróbia facultativa e tem como temperatura ideal para seu crescimento 37°C (Almeida, 2013; Pereira, 2016). Em grande parte, cepas de E. coli estabelecem relação de comensalismo com seu hospedeiro, porém existem cepas patogênicas que causam infecções extraintestinais e infecções intestinais como diarreia e desinteria (Almeida, 2013; Kaper et al., 2004; Nataro & Kaper, 1998; Pereira et al., 2016). A E. coli pode ser classificada de acordo com os fatores de virulência que apresenta, como por exemplo fímbrias e produção de toxinas, estando estes relacionados a patogenicidade (Almeida, 2013). A Escherichia coli enterotoxigênica (ETEC) está frequentemente associada com a promoção de quadro diarreico em bezerros neonatos, chamado de colibacilose, devido a colonização do trato intestinal a partir de fímbrias e toxinas (Reck, 2009).
As fímbrias são moléculas proteicas localizadas na superfície celular da bactéria que promove a aderência às células epiteliais do hospedeiro (Almeida, 2013). Podem ser classificadas quanto à sua capacidade de aglutinação com hemácias em presença do carboidrato D-manose, quando ocorre a hemaglutinação são chamadas manose resistentes (MR) e quando a hemaglutinação é inibida são chamadas de manose sensíveis (MS) (Almeida, 2013). Os tipos fimbriais comumente relacionados a cepa de ETEC colonizadoras de trato intestinal de bezerros, são: F5 (K99), F17 e F41 (Salvatori et al., 2013). Dessa maneira, o trabalho teve como objetivo identificar os tipos de fimbrias em E. coli isolada das amostras de fezes coletadas de bezerros com diarreia no recôncavo baiano e a partir disso, realizar uma análise de frequência relativa.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.