COMPORTAMENTO ESPECTRAL DE SOLOS DE ORIGEM CARBONÁTICA DO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO-BA

Bruna Suellen Oliveira Mota

Resumo


Apesar dos condicionantes climáticos, o município de Juazeiro- Ba é caracterizado pela forte agricultura irrigada (suprida pelo rio São Francisco) de frutas tropicais para exportação (DIAS, 2013), tendo como fator de influencia positiva, a litologia carbonática que em conjunto com os demais fatores de formação pedogenética contribuem para a atividade agrícola. O contexto geológico da área de estudo compõe a Formação Caatinga e o Grupo Bambuí, que apesar gêneses distintas, apresentam unidades carbonáticas como litologia principal.
Lepsch (2007) discute a gênese do solo como contínuo e complexo, uma vez que envolve processos com diferentes intensidades e tempos, já que existem diferentes condicionantes que influenciam, tais como o material de origem, atributos climáticos, relevo e atuação biológica.
A atribuição da Espectrorradiometria de Reflectância para estudos pedológicos é relativamente recente, datados em sua maioria a partir da década de sessenta, e vem demonstrando grande potencial conforme afirma Meneses (2001), subsidiando a identificação atributos do solo como, mineralogia, matéria orgânica, propriedades estruturais e texturais (MOREIRA, 2005).


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.