Extração e determinação de atividade de peroxidase do nabo, em diferentes estágios de crescimento e analisar a influência dos íon Ca2+ no crescimento in vitro

Elaine de Lima de Jesus

Resumo


As enzimas são biocatalisadores de origem animal, vegetal ou microbiana, descobertas no século XVIII, em estudos obre digestão de alimentos e os trabalhos de purificação iniciaram após 1920 (FATIBELLO-FILHO et al., 2002).
As enzimas, dentre as principais a peroxidase, apresenta um potencial pela reação com uma gama de compostos orgânicos. A degradação e transformação por catalise acontece por precipitação e/ou ruptura do anel aromático, e toda essa produção e processos demandam custo elevado com baixo rendimento. A redução do custo de produção dessas enzimas pode ser obtida pela utilização de vegetais contendo alta atividade enzimática, e que podem ser aplicados diretamente com a mesma eficiência que a enzima purificada, comparado aos convencionais, já que apresenta limitações devido ao baixo rendimento e o alto custo de produção destes biocatalisadores. (FATIBELLO-FILHO et al., 2002).
O território nacional contém uma vasta variedade de frutas e vegetais, na sua maioria, de baixo custo, sendo uma fonte inesgotável de enzimas com potencial de utilizações in natura ou como estrato bruto, e de simples extração, com vários procedimentos podem envolver diferentes etapas de purificação. Existe interesse na elaboração de pesquisas por estas enzimas pelo motivo de suas aplicações, como por exemplo, a construção de biossensores, industrial, analises bioquímicas, entre outras. (ZERAIK et al. 2008)
O nabo consiste em um tubérculo de melhores adaptabilidade, podendo ser cultivado em uma ampla faixa de variação climática e de solo, com uma possível capacidade de desenvolvimento, quem pode ser corrigida por acréscimo de nutrientes, além de ser uma fonte de produção peroxidase (OLIVEIRA, 2009). Assim, o presente trabalho propõe a análise da atividade peroxidase deste tubérculo, tendo em consideração a influência de diferentes estágios de colheitas e variação de utilização dos íons bivalentes de Cálcio (CA).


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.