CONSTRUÇAO DE BIBLIOTECA ESPECTRAL DE SOLO DA BAHIA

Estefane Santana Oliveira

Resumo


O solo é um corpo natural, tridimensional que pode apresentar caraterísticas do material de origem e é um recurso natural importantíssimo para a sobrevivência dos seres humanos, pois é a partir dele que extraímos alimentos, alicerçamos e edificamos nossas casas é sobre o solo que vimemos. Para Lepsch (2010, p.19) o solo é uma coleção de corpos naturais dinâmicos, contendo matéria viva que resulta da ação do clima e dos organismos atuando sobre um material de origem.
O sensoriamento remoto (SR) é uma ciência que permite, estudar e levantar informações de objeto ou área de estudo sem toca-los a partir de sensores. Souza (2010) aborda o SR enquanto ciência e arte na obtenção das informações sobre um objeto, área ou fenômeno, de modo que essa arte requer a interação da radiação eletromagnética e do objeto. A caraterística dos solos atualmente tem sido descrita a partir do uso de técnicas de SR, em função da possibilidade extração de informações no tempo e espaço, por meio de modelos que descrevem o comportamento espectral e a composição dos alvos em questão. O SR permite uma análise detalhada a respeito de algumas caraterísticas dos solos como tipo, matéria orgânica, textura, presença de minerais e unidade do solo, granulometria e química do solo. Com a disponibilização destes dados é possível fazer a descriminação das classes de solo, para organizar criar um banco de dados, a Biblioteca Espectral (BE)
Nesse sentido, a BE é a coleção de dados de amostras de solos da Bahia, que conta com classificação de tipos de solos, local de ocorrência (coordenada geográfica) e arquivo espectral (curva espectral e arquivo txt.). O banco de dados possibilitará a utilização de uma maior densidade amostral, e praticidade, onde busca-se os dados regionais concentrados em escala com maior riqueza de detalhes, visto que a aplicação do uso do espectrorradiometria tem custo baixo e rápida precisão.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.