Desenvolvimento de um Motor Físico 3D de Apoio a Ambientes Lúdico Educacionais para Uso em Hardwares Limitados

Joimar Brito Gonçalves Filho

Resumo


A interatividade permitida por meio de jogos digitais, e o ambiente lúdico proporcionado pelos mesmos, colabora para a assimilação de conteúdos didáticos em geral. Jogos eletrônicos de sucesso proporcionam uma experiência imersiva de níveis variados, permitindo ao jogador sentir-se parte do universo fictício proposto pelo mesmo.
Interatividade e imersão são características importantes que podem ser bem exploradas em jogos educativos, tanto à nível de abstração quanto no ensino e na aprendizagem de assuntos diversos. Como resultado, tem-se atualmente no uso de jogos eletrônicos uma ferramenta viável e inovadora para a educação escolar em si (WARD, 2008).
Considerando a produção de jogos digitais, um motor de jogos é uma ferramenta que permite ao desenvolvedor agregar funções básicas para o funcionamento de um jogo, o que varia desde o gerenciamento de periféricos de entrada e saída até o som e a renderização de modelos gráficos (CLUA, 2005).
Visando a criação de uma ferramenta lúdica para uso didático em sala de aula, esse projeto almejou desenvolver um motor físico para integrar um motor de jogo e adaptá-lo a uma placa Raspberry PI 3, sendo um hardware limitado e acessível às escolas públicas.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i22.4017

Apontamentos

  • Não há apontamentos.