APLICANDO O RECONHECIMENTO VISUAL DE MOVIMENTOS DA LÍNGUA PARA DINÂMICAS DE JOGOS DIGITAIS EM TERAPIAS FONOAUDIOLÓGICAS

Lenington do Carmo Rios

Resumo


Os avanços tecnológicos dos últimos anos trouxeram benefícios para profissionais da
área de saúde, auxiliando-os na definição de diagnósticos precisos, intervenção de
pacientes e execução de atividades de reabilitação de uma maneira aprazível e interativa
( Souza, 2011) . De acordo com Barra et al (2006), tais avanços contribuem para soluções
de problemas antes insolúveis, podendo resultar em melhores condições de vida e saúde
para os pacientes.
Uma das áreas tecnológicas que merece destaque são os Serious Games , ou jogos sérios,
que são aplicações que vão além dos jogos tradicionais, incluindo a educação, gestão
pública, treinamento militar, cuidados de saúde e terapia, entre outros (Orozco et al ,
2012). Tecnologias de computação visual também possibilitam ao usuário a interação
com o computador de forma singular, oferecendo, também, uma forma mais eficiente de
envolvimento do usuário (Rodrigues, 2001).
Como objetivo, este documento apresenta uma proposta de uma aplicação para ser
integrada a um jogo sério para aplicação de exercícios de musculatura oral utilizados em
terapias fonoaudiológicas via tecnologias de reconhecimento visual. Como princípio, a
captura desses movimentos da língua do paciente para serem aplicados em mini-jogos
terapêuticos baseado nesses movimentos (esquerda e direita) capturados.


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DOI: http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i22.4024

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