USO DE MAPEAMENTO GEOTÉCNICO PARA CARACTERIZAÇÃO DAS ESTRADAS VICINAIS DE JAÍBA, FEIRA DE SANTANA- BA

Nadine de Jesus Santos

Resumo


As estradas vicinais são estradas de terra, geralmente sem uma infraestrutura adequada, que representam um importante meio de ligação entre as áreas rurais e urbanas, proporcionando o escoamento e comercialização da produção, é por meio desta que grande parte dos alimentos, roupas, calçados, enfim, os bens de consumo chega a casa do brasileiro.
Levando-se em consideração esses aspectos percebe-se a importância que as estradas vicinais têm para as pessoas, logo para o país. Porém apesar dos estudos realizados e dos esforços aplicados nessa área, ainda se dispõe de poucas pesquisas que abranjam um diagnóstico profundo sobre as estradas brasileiras e soluções para sanar os diferenciados defeitos que cada estrada apresenta. Portanto, é de suma importância ter um estudo adequado e específico para esse tipo de via, analisando assim a forma mais apropriada para correção e manutenção das estradas.
A localidade estudada para desenvolvimento deste trabalho foi à área entre os Distritos de Tiquaruçu e Maria Quitéria, pertencentes ao município de Feira de Santana. Nesses está localizada a chamada estrada de boiadeiros que cruza os dois distritos, ligando os povoados de Tiquaruçu e Maria Quitéria, esta estrada é a principal trajetória para os moradores dos povoados chegarem às sedes dos distritos. Esses distritos estão em desenvolvimento e possui um grande crescimento populacional, com isso apresentam a necessidade de estradas bem conservadas, possuindo assim manutenção adequada e específica para esse tipo de via garantindo o conforto e o bem-estar dos moradores.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.