SISTEMA DE MONITORAMENTO DE TEMPERATURA USANDO O ARDUINO

Natan Vinícius Alves Bittencourt

Resumo


Existem diversas técnicas para a fabricação de filmes finos. Entre elas, a técnica de spray pyrolysis se destaca por ser a mais simples e barata, dispensando substratos e produtos químicos de alta qualidade. Um equipamento de spray pyrolysis possui uma montagem simples, consistindo de um porta-substrato equipado com um resistor de aquecimento e com um sensor e controlador de temperatura; um substrato para a deposição dos filmes, um atomizador para a pulverização de uma solução salina de metal sobre o substrato, além de uma câmara de vidro com sistema de evacuação.
Segundo Perednis & Gauckler (2005), na técnica de spray pyrolysis, a temperatura da superfície do substrato é o parâmetro mais influente na determinação da estrutura e das propriedades dos filmes. Isso foi verificado em muitos estudos, como por exemplo, na fabricação de filmes de óxido de índio dopado com flúor (Mirzapour et. al, 1994) e em filmes de zircônio dopados com térbio e estabilizados com ítrio (Stelzer & Schoonman, 1996).
Ferreira (2005) observou em seu trabalho que a temperatura ideal do substrato para se obter filmes de brometo de tálio (TlBr) com qualidade satisfatória, feitos a partir de solução saturada, deve ser de 100ºC. Nesse caso, sensores de temperatura baratos, acessíveis e de fácil uso como o LM35 (TI, 1999) podem ser utilizados para o monitoramento da temperatura do sistema. Porém, Oja et. al (2004), obtiveram filmes finos cristalinos de dióxido de titânio (Ti
) à uma temperatura de 500ºC. Nessas situações, somos obrigados a usar sensores capazes de medir temperaturas relativamente altas, como o termopar tipo K, juntamente com algum condicionador de sinal como o MAX6675 (Maxim Integrated, 2002).
Neste trabalho será apresentado um sistema de software e hardware de monitoramento de temperatura usando o Arduino e sensores termopares na montagem do projeto, e as linguagens C++ e Python na elaboração das instruções para execução das aplicações.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.