O CANTO COLETIVO NAS ESCOLAS DO PIBID DE MÚSICA

Larissa de Carvalho Gonçalves

Resumo


O presente trabalho, que contou com o apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), tem como proposta apresentar uma pesquisa que buscou investigar a abordagem do canto coletivo1 junto às práticas pedagógicas desenvolvidas pelos ex-bolsistas do Subprojeto Musicando a Escola, na atuação em cinco escolas públicas de Feira de Santana, parceiras do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)2, vinculado ao curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). A escolha por esta temática se deve ao fato da minha participação no programa como bolsista e ter vivenciado poucas praticas pedagógicas com o canto. Assim, a problematização desta pesquisa é verificar como foi trabalhado o canto coletivo nas escolas, a partir da questão problema: de que forma acontecem as atividades pedagógicas musicais do canto coletivo no PIBID de Música da UEFS?, por isso, o objetivo principal foi investigar as formas em que foram contempladas atividades que envolveram o canto coletivo. Como objetivos específicos buscaram-se identificar os recursos disponíveis para as aulas; conhecer o repertório utilizado; conhecer e descrever as atividades práticas de canto coletivo; verificar as dificuldades, desafios e habilidades docentes necessárias para desenvolver a prática do canto em sala.

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