CONFERÊNCIA DAS EDIÇÕES DOS CADERNOS LÁGRIMAS, CADERNO FOTOCOPIADO 1 E DIÁRIO DE UM JOÃO NINGUÉM

Patricia Silva Pinto

Resumo


O projeto de pesquisa Edição das obras inéditas de Eulálio Motta tem como objetivo editar e publicar as obras inéditas do autor Eulálio de Miranda Motta (1907-1988), detectadas por Barreiros (2009). O escritor baiano Eulálio Motta organizou um acervo que contém tipos de documentos. Na reunião documental distinguem-se quinze cadernos que compreendem laboratório do escritor e constituem o corpus fundamental do projeto de pesquisa. Conforme a metodologia aplicada pelo projeto, os documentos textuais são editados de acordo com o método da Crítica Textual em diálogo com a Crítica Genética.
O plano de trabalho intitulado “Conferência das edições dos cadernos Lágrimas, Caderno Fotocopiado 1 e Diário de um João Ninguém” tinha por objetivo inicial fazer a conferência das transcrições dos textos dos respectivos cadernos. No entanto, devido a extensão dos mesmos e a necessidade de editar alguns fólios do caderno Caderno Fotocopiado 1, não foi possível fazer a conferência dos cadernos Lágrimas e Diário de um João Ninguém. Desse modo, as atividades concentraram-se na edição e conferência do Caderno fotocopiado 1, utilizando-se da transcrição semidiplomática dos textos, passo inicial para qualquer trabalho filológico (SPINA, 1999; CAMBRAIA, 2005; BARREIROS, 2012),
Trata-se de uma fotocopia colorida e encadernada em espiral, com uma capa plástica azul transparente, contém 80 fólios escritos no reto e no verso, contendo textos sobre política, religião, compra e venda de imóveis, cartas e crônicas.
Para a conferência, foi utilizada a Crítica Textual com base no rigor lachmanniano método filológico esboçado pelo alemão Karl Lachmann, no final do século XIX, com intuito de suprir as lacunas concernentes às especificidades como a falta do texto original (BARREIROS, 2013).
O presente trabalho tem por objetivo a conferência das transcrições dos textos do caderno, Caderno Fotocopiado, na perspectiva de garantir a fidedignidade da edição, corrigindo os possíveis erros de transcrição dos textos, dando confiabilidade à pesquisa filológica, além de conferir a ficha de descrição dos cadernos, contribuir para o tratamento filológico da documentação do acervo do escritor.
O presente trabalho se faz importante por trazer uma contribuição que se soma aos estudos acerca das obras inéditas de Eulálio Motta, bem como a ampliação dos conhecimentos sobre o escritor baiano.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i22.4116

Apontamentos

  • Não há apontamentos.