USO DE SUBSTRATO ORGÂNICO A BASE DE HÚMUS DE MINHOCA PARA PRODUÇÃO DE MUDAS DE MARACUJÁ E MAMÃO.

Islandia Jesus dos Santos

Resumo


A Agroecologia é entendida como um enfoque científico destinado a apoiar a transição dos atuais modelos de desenvolvimento rural e de agricultura convencionais para estilos de desenvolvimento rural e de agriculturas sustentáveis (CAPORAL e COSTABEBER, 2002). Para a fertilização do solo, é recomendável a busca por alternativas aos fertilizantes minerais convencionais, de alto custo, de fontes escassas e alto impacto ambiental (LIMA et al., 2001).
O substrato é todo e qualquer material que é usado com o objetivo de servir de suporte para o desenvolvimento de uma planta ou muda até a sua transferência para o viveiro ou para a área de produção (PASQUAL et al., 2001). Os materiais mais utilizados para a produção de substratos orgânicos são os estercos, os compostos orgânicos e os vermicompostos (FINATTO et al., 2014). Para a obtenção de mudas de qualidade, faz se necessária a utilização de substratos com propriedades físicas, químicas e biológicas que favoreçam o crescimento e nutrição mineral da muda. Além disso, a qualidade do substrato depende dos materiais e de suas proporções na composição da mistura (SILVA et al., 2001; NOGUEIRA et al., 2003). A vermicompostagem é a transformação da matéria orgânica recente, em matéria orgânica estabilizada pela ação das minhocas e a microbiota existente no seu trato digestivo (SILVA et al, 2010).
O uso de substratos, especialmente alternativos, de baixo custo e com disponibilidade no local de produção, tem proporcionado qualidade superior às plantas e propiciado incremento a produção. Avaliar o efeito de diferentes formulações de substrato contendo húmus de minhoca para produção orgânica de mudas de maracujá (Passiflora edulis) e mamão (Carica papaya), visando encontrar uma formulação de substrato orgânico que seja adequado para produzir mudas de boa qualidade nas condições locais dos agricultores e que tenha baixo custo.




DOI: http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i22.4136

Apontamentos

  • Não há apontamentos.