VIVÊNCIA DA ÉTICA NO CUIDADO DE ENFERMAGEM NO CENTRO CIRÚRGICO

Déborah Soares Assis

Resumo


Rates; Pessalacia & Mata (2014), salienta que é indispensável aos profissionais de enfermagem o compromisso ético, sobretudo ao que concerne ao cuidado ao ser humano, observando os princípios éticos e legais para nortear suas ações. O enfermeiro precisa ter uma posição reflexiva e crítica, levando em consideração a dignidade humana, os direitos e a vida de maneira multidisciplinar.
De acordo com Viegas & Penna (2015), entende o cuidado como o conjunto de comportamentos e ações que envolvem conhecimentos, atitudes, habilidades, além de pensamento crítico, em relação ao ser cuidado no sentido de promover, manter e/ou recuperar tanto sua saúde quanto sua dignidade e totalidade humana É fundamental que o profissional de enfermagem tenha um pensamento crítico, focado em objetivos e metas com intenção de buscar resultados positivos de forma a melhor assistir as necessidades do paciente e de sua família, exigindo uma constante atualização, habilidades e experiência, orientadas pela ética.
Para Torres (2015), a ética é de grande relevância para o conhecimento pessoal e formativo das pessoas, estando relacionada aos direitos humanos, visto que o comportamento moral e ético consisti em reconhecer o outro, como sujeito de direitos iguais, ressaltando as obrigações que deve ter em relação ao outro.
Barlem et al. (2016), refere que o trabalho da enfermagem, por abranger a prática do cuidado em suas múltiplas dimensões, necessita de progressivas reflexões no campo da ética, demandando dos profissionais mudanças de atitudes, buscando engajamento no cuidado prestado ao paciente.
Após realização de leitura reflexiva sobre a temática da ética, ficou clara a necessidade de estudos que evidenciem a importância da ética no contexto do CC, no sentido de contribuir para a identificação de necessidade de ações ética no cuidado de enfermagem, suas possibilidades e limites para agir de forma ética na prestação do cuidado. Diante do exposto estabeleceu-se a questão de pesquisa: Como enfermeiro vivencia a ética no cuidado de enfermagem no centro cirúrgico? O estudo possibilitou o conhecimento da importância da ética na prática do enfermeiro, as possibilidade e limites de praticá-la, bem como promover a reflexão sobre o agir ético no cuidado ao paciente foi submetido a um procedimento cirúrgico.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.