CORPO AGREDIDO VERSUS MENTE SOFRIDA: UM OLHAR PARA O CUIDADO À MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA PELA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Michele Dias de Santana

Resumo


A violência contra mulheres e meninas é uma grave violação dos direitos humanos e possui grande impacto por toda vida, pois afeta negativamente o bem-estar geral e dificulta a sua reinserção na sociedade. A violência não tem consequências negativas somente para as mulheres, mas também para suas famílias, para a comunidade e para o país de modo geral.
Vale ressaltar, que no momento da busca pela assistência, as vítimas apresentam casos delicados e dolorosos, o que leva na maioria das vezes, os profissionais de saúde a buscarem o alívio da dor física: esta é complexa envolve aspectos subjetivos, pois, às vezes o que mais dói não é a ferida física e sim a psicológica.
Assim, o objetivo geral deste trabalho é: Analisar como a produção científica de Enfermagem aborda os cuidados nos serviços de saúde às mulheres vítimas de violência na perspectiva física e psicológica.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.