CARACTERIZAÇÃO DE SEMENTES DE ACESSOS DE Passiflora cincinnata MAST DO ESTADO DA BAHIA

Larissa de Souza Pereira

Resumo


Passiflora cincinnata Mast conhecido popularmente como maracujá-do-mato é uma espécie silvestre de grande potencial econômico, pois apresenta características agronômicas favoráveis que podem ser utilizadas em programas de melhoramento genético do maracujá comercial Passiflora edulis (MELLETI, 2005).
O maracujazeiro é propagado preferencialmente por sementes a partir de frutos maduros, sendo a característica da semente uma característica importante para a escolha do material propagativo (LIMA, 2002). O estudo dessas características é de suma importância, pois garantem a escolha de sementes uniformes, seja de tamanho e fidelidade genética. Mateus e Lopes (2007) afirmam que essas características são importantes para seleção de genótipo promissor, principalmente quando o material a ser estudado são espécies ainda pouco conhecidas ou de origem espontânea, como a espécie P. cincinnata, cujas sementes apresentam desuniformidade na taxa de emergência por possuir restrição endógena e baixa longevidade.
O objetivo do trabalho foi caracterizar sementes quanto às medidas biométricas dos acessos de maracujá-do-mato encontrados em diferentes localidades da Bahia.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i22.4166

Apontamentos

  • Não há apontamentos.