“CARACTERIZAÇÃO DO MOSTO PARA A PRODUÇÃO DE CERVEJA.”

Célia Regina Bastos dos Santos

Resumo


A cerveja é considerada uma das bebidas mais consumidas do mundo. É a bebida obtida pela fermentação alcoólica do mosto cervejeiro oriundo de malte de cevada e água potável, por ação da levedura, com adição de lúpulo. (REBELLO,2009).
Para se produzir de cervejas tradicionais, são utilizados mostos de 11 a 12° Brix, os quais são fermentados para produzir cervejas de 4 a 5%(v/v) de etanol. O mosto pode ser preparado puro malte, ou utilizando complementos ou adjuntos, afim de baratear o processo, sendo capaz de proporcionar material fermentescível adicional ao mosto, sendo o malte de cevada um ingrediente muito importante para a elaboração de cervejas, servindo como fonte de carboidratos, proteínas, minerais. Segundo MAPA (2009), o mosto cervejeiro é a solução, em água potável, de carboidratos, proteínas, glicídios e sais minerais, resultantes da degradação dos componentes da matéria prima, que compõem o mosto.
Esse trabalho busca estudar a obtenção e caracterização do mosto cervejeiro puro malte, avaliando sua qualidade que poderá servir posteriormente para trabalhos futuros, como elaboração de cervejas utilizando adjuntos, visto que, as cervejas artesanais têm, nos últimos anos, crescido de forma elevada afim de reduzir o custo de operação durante a produção, aumentando utilidade do tanque de fermentação e maturação.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i22.4173

Apontamentos

  • Não há apontamentos.