CRIAÇÃO DE UM WEB SERVICE PARA O SISTEMA PATHOSPOTTER

Diogo Lima Marques

Resumo


O projeto desenvolvido pelo bolsista representa os esforços conjuntos realizado pelo Laboratório de Computação de Alto Desempenho (LaCAD) da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana) em parceria com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) no desenvolvimento e manutenção do sistema PathoSpotter.
O termo patologia digital, ou telepatologia, “consiste na obtenção de imagens estáticas, dinâmicas ou híbridas, tanto macroscópicas quanto microscópicas, cujos fins são: o diagnóstico, a consulta e a educação médica e pesquisa”, Sartori et al. (2014).
Segundo a definição da SBN (Sociedade Brasileira de Nefrologia), as glomerulopatias [...] são doenças que acometem os glomérulos, estruturas constituídas por um tufo de capilares sanguíneos (delimitados por uma cápsula), além de uma série de outros elementos (entre eles, vários tipos de célula), responsáveis pela ultrafiltração do plasma. Podem ter origem nos rins e acometer apenas a esses órgãos (sendo, assim chamadas de glomerulopatias primárias) ou podem estar relacionadas a outras doenças, como diabetes e doenças auto-imunes.
O PhatoSpotter é um serviço capaz de identificar com precisão de mais de 80 (oitenta) por cento a incidência de lesões glomerulares a partir de imagens digitais. Tendo isso em vista, foi apontada a necessidade da disponibilização do PathoSpotter como um serviço: Um serviço web, capaz de permitir que seus usuários possam acessá-lo de forma simples e eficiente.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i22.4176

Apontamentos

  • Não há apontamentos.