OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS SOBRE A APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E PROJETOS NO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO DA UEFS

Fábio Barros de Almeida

Resumo


O curso de Engenharia de Computação da UEFS foi implantado no ano de 2003, e
desde o início, em parte das disciplinas obrigatórias se aplicam o uso da metodologia
PBL [5][8] (do inglês Problem Based Learning)[2]. Com a constante necessidade de
acompanhar os resultados dessa aplicação[5][7][9], em 2009 foi formalizada uma
Comissão, que é subdividida em i) elaboração dos problemas; ii) papéis desempenhados
pelo tutor; iii) planejamento e acompanhamento dos estudos integrados.
As subcomissões aplicam questionários com discentes e fazem reuniões com docentes, a
fim de levantar informações sobre as práticas pedagógicas, também apresentam
resultados das informações levantadas e realizam oficinas para novos professores. Com
essa avaliação docente, é possível corrigir os objetivos e trabalhar as boas práticas, e
com isso é esperado melhorias no processo ensino aprendizagem[6].
A coleta de dados, realizada através da aplicação de questionários quantitativos
impresso, em salas de aulas, são inseridos em um banco de dados por meio de scripts
computacionais. Apesar desse mecanismo ser eficaz, a etapa de processamento de
dados, no qual consiste em gerar gráficos e tabelas para análises e conclusões, precisa
ser otimizada. Assim esse trabalho consistiu em otimizar essa etapa, através da criação
de um sistema web, utilizando as informações armazenadas no banco de dados já
desenvolvido. Além de fazer novas coletas para manter os dados atualizados.


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DOI: http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i22.4180

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