ALOCAÇÃO DE POLOS POR REALIMENTAÇÃO DE ESTADOS PARA UM SISTEMA DE SUSPENSÃO ATIVA

Joacy Mesquita da Silva

Resumo


Os sistemas de controle são essenciais em diversos campos da ciência e da engenharia, tais sistemas são utilizados nas mais variadas áreas da indústria (OGATA, 2010), além de veículos espaciais, sistemas robóticos, e operações da indústria que abrangem o controle de temperatura, vazão, pressão, estabilização e direção (NISE, 2009).
O problema de projeto de controladores por realimentação de estados para sistemas lineares invariantes no tempo tem sido extensamente tratado na literatura de controle (DORF; BISHOP, 2009; NISE, 2009; OGATA, 2010). Quando se refere à alocação de polos, o problema consiste em assinalar um ganho de realimentação de estados de forma a alocar todos os polos do sistema em malha fechada no semiplano esquerdo aberto ou em uma região predeterminada do semiplano esquerdo do plano s (PRADO, 2006).
O Sistema de Suspensão Ativa é um exemplo de sistema mecânico utilizado em automóveis e em aplicações industriais. As suspensões veiculares têm por finalidade sustentar, de forma adequada, o chassi do veículo, isolando as vibrações causadas por irregularidades do terreno; manter o contato dos pneus com o solo de modo a manter o carro o mais estável possível; e proporcionar melhor dirigibilidade e conforto aos seus ocupantes (CÔRTE-REAL, 2002).
Este trabalho apresenta o projeto de um controlador por alocação de polos em realimentação de estados, aplicado a um Sistema de Suspensão Ativa.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i22.4195

Apontamentos

  • Não há apontamentos.