MODELAGEM COMPUTACIONAL DE PAINÉIS SOLARES EM AMBIENTES COMPUTACIONAIS: CONTRIBUIÇÃO NO CONTROLE DE ENERGIA PELO LADO DE DEMANDA

Lucas da Silva Cardoso

Resumo


Nos dias atuais a demanda pela geração e consumo de energia elétrica chegam a patamares antes inimagináveis, e os sistemas clássicos para a geração de energia com base nos recursos naturais: termoelétricas, hidrelétricas, já não conseguem suprir tão satisfatoriamente a quantidade de energia solicitada.
Associado ao crescente aumento da demanda de energia, a utilização de recursos naturais provoca a redução da sua abundância na natureza, recursos esses que são únicos ou demoram muitos anos para se reestabelecer. Com a aproximação de crises de recursos naturais, outros métodos de geração de energia são estudados, principalmente a geração sustentável, onde se possa gerar a energia necessária, sem nenhum, ou quase nenhum dano ao meio ambiente.
Nesse segmento de geração de energia sustentável, a geração solar tem recebido grande destaque, juntamente com a geração eólica, com a adoção de diversas políticas de incentivo financeiro e tecnológico voltadas para a disseminação dessas tecnologias. A geração solar recebe um pouco mais de atenção pois é a mais acessível, sendo possível os consumidores finais se tornarem os próprios produtores de energia.
Este trabalho consiste em estudar o funcionamento de um painel solar, fazer uma breve discussão sobre o potencial energético do Brasil e abordar alguns métodos existentes que possibilitam extrair todo o potencial dos painéis solares, de forma a otimizar a produção de energia do painel.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i22.4204

Apontamentos

  • Não há apontamentos.