QUALIDADE FISIOLÓGICA E PRODUÇÃO DE MUCILAGEM EM SEMENTES DE ESPÉCIES DA SUBTRIBO HYPTIDINAE (LAMIACEAE) COLETADAS EM DIFERENTES ESTÁDIOS DE MATURAÇÃO

Samuel Pereira da Silva

Resumo


A caatinga, bioma predominante da região do semiárido, ocupa uma área equivalente a 11% do território nacional (MMA, 2017). Possuindo uma grande biodiversidade, a caatinga é caracterizada como floresta arbórea ou arbustiva. Muitas espécies possuem elevado interesse pelo seu potencial econômico para uso na indústria alimentícia e farmacêutica.
Fazendo parte desse bioma temos a família Lamiaceae, detentoras de inúmeras espécies medicinais e aromáticas, muito utilizadas na culinária e na medicina tradicional. As espécies nativas dessa família são pouco conhecidas, portanto, carentes de informação sobre as fenofases, produção de sementes e de compostos bioativos. Quatro espécies pertencentes à subtribo Hyptidinae (Eplingiella fruticosa (Salzm. ex Benth.) Harley & J.F.B.Pastore, Mesosphaerum pectinatum (L.) Kuntze, Mesosphaerum suaveolens (L.) Kuntze e Mesosphaerum sidifolium (L’érit.) Harley & J.F.B.Pastore),, foram selecionadas para esse estudo. Estas, além de produzir compostos bioativos de interesse farmacológico, formam grande quantidade de mucilagem em suas sementes, quando entram em contato com água. As mucilagens são usadas principalmente na indústria alimentícia como espessantes e estabilizadores em uma variedade produtos, incluindo derivados lácteos, sobremesas congeladas, molhos, gomas de mascar e doces (ADA reports, 2005).
Apesar de seu elevado potencial dessas espécies, são escassas informações sobre metodologias de conservação e cultivo. Nesse contexto, estudos fenológicos com o acompanhamento do desenvolvimento das sementes são necessários, buscando identificar o melhor período de colheita, onde as sementes apresentem um maior preenchimento, correlacionando com a produção de mucilagem. Assim, este trabalho objetivou verificar a qualidade das sementes dessas espécies em diferentes estádios de maturação e a quantidade de mucilagem produzida nas condições ambientais de Feira de Santana, Bahia.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.